Clínica Freixêdas

Medicina e Saúde

Corantes Artificiais: Um perigo a nossa saúde!

A utilização de aditivos químicos é, sem dúvida, um dos mais polêmicos avanços alcançados pela indústria de alimentos e infelizmente tornou-se necessário o controle de suas aplicações, pois surgiu uma maior preocupação com possíveis efeitos à saúde humana.

Em geral, a importância da aparência do produto para sua aceitabilidade é a maior justificativa para o seu emprego. Mas com esse avanço da indústria, chegamos a um aumento de 500% nos últimos 50 anos no seu consumo. Substâncias como a tartrazina pertencem ao grupo dos aditivos alimentares e são elas que conferem cor aos alimentos, estando presentes em inúmeros produtos como sucos, balas, gelatinas, temperos artificiais, molhos, refrigerantes, cheeps, bolachas recheadas, entre outros diversos alimentos.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) a fim de estabelecer um nível de consumo seguro, criou as IDAs ou Ingestão Diária Aceitável com valores máximos a serem seguidos. Mas sabemos que ainda são encontrados valores altíssimos em alimentos industrializados, trazendo sérias consequências para o consumidor. E, junto com o aumento do consumo desses produtos, observou-se um aumento importante no aparecimento de alergias alimentares, tanto em crianças, adolescentes e adultos. Atualmente a ciência da nutrição tem investigado bastante sobre as consequências para a saúde e tem demonstrado resultados alarmantes, como déficit de atenção, hiperatividade em crianças, desenvolvimento de asma, rinite, sinusite, enxaqueca e até cânceres, principalmente os de estômago, esôfago e cólon.

Como orientamos, precisamos cada vez mais excluir alimentos industrializados, ricos em corantes das nossas refeições. Devemos priorizar os “alimentos de verdade”, como frutas, verduras, legumes, tubérculos (batata, mandioca, batata doce, inhame, mandioquinha), fazer sucos naturais de frutas, utilizar temperos naturais como alho, cebola, açafrão, cúrcuma, alecrim, coentro, manjericão, orégano, enfim, planejar melhor nosso dia alimentos, nossas compras semanais para não termos desculpas.

Boas refeições para você!

Por Juliana Oliveira
Nutricionista – Clinica Freixêdas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: