Clínica Freixêdas

Medicina e Saúde

Dia do Lixo: Isso Existe?

É muito comum encontramos pessoas que seguem perfeitamente um ótimo programa alimentar de segunda à sexta-feira e aos finais de semana, não respeitam regra alguma. Teoricamente, do ponto de vista psicológico e social, essa prática parece ser excelente, mas pode atrapalhar, e muito, a obtenção de seus objetivos. Mas, vamos ser sinceros, pois dificilmente alguém consegue ficar longe do doce ou bolo favorito por muito tempo. Portanto, ao invés de se fazer uma dieta duas semanas de forma ininterrupta e na terceira semana abandonar todo o trabalho por causa da lasanha ao molho branco da avó, o mais prudente é colocar regras nisto.

Sem dúvida, um dos grandes vilões da maioria dos programas de redução da gordura corporal, são os famosos beliscos e dias do lixo, onde a pessoa ingere vários alimentos ou preparações hipercalóricas e de baixo valor nutricional e a pessoa acredita que nao comprometerá o alcance dos objetivos e nao lhe trará nenhum problema, afinal, é só um dia! Porém, não consegue ter grandes resultados, pois seus beliscos e consumo vêm tornando-se cada vez mais frequentes. Nestes casos bem típicos, o mais comum é colocar a culpa na tireoide, na academia ou nutricionista.
Uma das formas de resolver este problema é sem dúvida, estipular UMA REFEIÇÃO na semana, normalmente o sábado ou o domingo, no qual o indivíduo possa comer o que quiser e gostar, logicamente, SEM GRANDES EXAGEROS. Devemos ainda deixar claro, que liberar a dieta, não significa comer desenfreadamente, mas sim ingerir algo em torno de 500 – 1000 calorias adicionais, onde já será o suficiente para sair da rotina.

Nunca se esqueça que a semana é muito curta. Se você der cinco passos para a frente durante a semana (seguir a dieta perfeitamente de segunda à sexta) e dois passos para trás nos fins de semana (não manter controle nutricional aos sábados e domingos), sobrarão apenas três dias de “lucro”. Cuidado! Obviamente, tudo irá depender do seu objetivo. Se você deseja um físico realmente impressionante, com um teor de gordura bem baixo, terá de respeitar essas regras! Caso você já se encontre com um físico dentro dos seus padrões desejáveis, seja mais flexível, podendo consumir alguns alimentos ou preparações mais calóricas.

O interessante é que após meses ou ano aderindo uma alimentação saudável, você se tornará intolerante a alimentos com baixo teor nutricional como açúcares, frituras, refrigerantes e afins. Qualidade alimentar significa um estilo de vida, e quando adequamos a nossa alimentação de uma forma saudável através de um bom programa alimentar isso se torna realidade.

Nutrição é saúde e qualidade de vida!!!!

Por Dra. Juliana Oliveira
Nutricionista Clinica e Esportiva
Para agendar consulta – http://www.frx.com.br

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